4 de março de 2010

YCI abre 36 vagas em 2010 no Rio de Janeiro

Programa de educação, capacitação e auxílio à inserção no mercado de trabalho para jovens de baixa renda chega ao sexto ano no Brasil.


O Programa YCI – Educando - abre 36 vagas no Rio de Janeiro em 2010. Quatro hotéis confirmaram sua participação na capital carioca. Destaque para a participação pela primeira vez do Sheraton Barra Hotel e Suítes, que se junta à InterContinental Rio de Janeiro, Copacabana Palace e J.W. Marriott.

O YCI acontece em hotéis de diferentes redes hoteleiras e mobiliza recursos humanos, financeiros e operacionais delas para desenvolver habilidades vocacionais e de vida junto aos jovens. O programa que tem duração de seis meses com carga horária de 928 horas objetiva o treinamento ao mercado de trabalho em geral, não somente para o setor hoteleiro. Baseado em aulas práticas e teóricas, que são ministradas voluntariamente por diretores e gerentes de diversos departamentos dos hotéis participantes, o projeto é focado para jovens que já concluíram o ensino médio. O intuito é proporcionar ao jovem experiência educativa vivencial, apoiada em profissionais experientes, que possam influenciar sua escolha de carreira de maneira mais informada e assertiva.

Segundo depoimento de uma ex-participante “Em 24 semanas eu mudei 18 anos de vida. O Programa YCI foi o começo do meu sucesso.” Um dos segredos do sucesso do programa é contar com vários parceiros para sua realização. Além do imprescindível papel dos hotéis, conta com o apoio financeiro do Instituto Hedging Griffo em São Paulo, apoio no recrutamento e seleção de jovens e várias organizações sociais, apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e gerenciamento global do International Business Leaders Fórum – IBLF.

Como participar?

Participam do programa jovens que tenham entre 18 e 21 anos, possuem o Ensino Médio completo e que não estejam cursando faculdade ou ensino técnico profissionalizante. Os candidatos de São Paulo e do Rio de Janeiro podem se inscrever até 31 de março. A ficha de inscrição está disponível no site do IDIS (www.idis.org.br). Depois de preenchida, a ficha deve ser encaminhada para o e-mail yci@idis.org.br. A previsão de início das aulas é no início de Abril.

Histórico

O YCI foi criado em 1995 no Hotel Pan Pacific, em Bangkok, na Tailândia. A princípio, o programa limitou-se a este hotel que assistiu a nove participantes. Porém, diante do seu grande sucesso, em doze anos, transformou-se em uma forte parceria entre o setor privado (indústria hoteleira) e a sociedade civil – com um ampliado número de hotéis – focada na redução da pobreza, do risco de exploração, da exclusão social e o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. O programa foi expandido globalmente e hoje é operacionalizado em todos os continentes sob coordenação do International Business Leaders Fórum - IBLF. No Brasil, o IDIS é o parceiro coordenador local da iniciativa desde 2007.

O YCI foi implantado no Brasil, em 2005, como um programa piloto em seis hotéis da rede Marriott – beneficiando o treinamento de 40 jovens. Atualmente, o programa acontece nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro. Até 2009, o YCI já capacitou 300 jovens. Entre as turmas de 2005 a 2009 de acordo com estudo realizado pelo IDIS, 70% encontram-se atualmente no mercado de trabalho e 36% deram continuidade aos estudos (superior, técnico, ou de idiomas).

Sobre o IDIS e o IBLF

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – é uma organização social de interesse público (OSCIP) que oferece consultoria para empresas, famílias, indivíduos e comunidades em investimento social privado. Por meio da promoção e estruturação do investimento social privado, o IDIS busca sistematizar diferentes modelos de intervenção social que contribuam com a redução das desigualdades sociais no País.

O IBLF – International Business Leaders Fórum - é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 1990, no Reino Unido, pelo Príncipe de Gales - Príncipe Charles - e por um seleto grupo de diretores-presidentes de empresas internacionais. Sua missão é promover responsabilidade empresarial voltada para o desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental), particularmente, em países de economia emergente. YCI é um programa do IBLF.

Informações à imprensa:

IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
(11) 3037-8234 / (11) 3037-8212
Felipe Brito - felipe@idis.org.br
Marcia Woods – mwoods@idis.org.br
(21) 3323-2261
Maria Clara Belluco Rompani - mariaclara.rompani@inter-rio.com.br

Contribuição - André Paranhos - RCVB

Nenhum comentário:

Postar um comentário