21 de março de 2010

ARTIGO: Mudança de resultados - II

Hôtelier News
Notícia publicada quinta-feira, 18 de março de 2010 - 13h59
Por Gilberto Simioni*

Lembramos que novos resultados não são possíveis se não fizermos os degraus de mudança passo a passo:

1. Conhecer
2. Entender
3. Concordar
4. Mudança de hábitos
5. Mudança de comportamento
6. Novos resultados

Lembre-se também de Shakespeare: Se você continuar fazendo o que sempre fez, terá sempre os mesmos resultados.

Então ouse.
Cerque-se de pessoas competentes em todos os níveis. Acima, abaixo, ao seu lado. Você tem medo de sua competência?

Não seja um administrador Branca de Neve, cercado de anões, precisando dar-lhes colo o tempo todo.

Delegue, informe, cobre resultados com respeito, educação e motivação.

Não carregue ninguém nas costas, não passe a mão na cabeça de ninguém.

Elogie em público. Informe o que você pensa. Evite chamar o seu colaborador em sua sala para um puxão de orelha. Convide-o para uma refeição ou um lanche. Mesmo que pessoas pensem e ajam diferente de você, o que é ótimo, você não precisa, necessariamente, ser seu amigo. Você precisa de seus resultados. Respeite-o.

E falando nisto, é melhor você contratar uma pessoa bom caráter, dentro do perfil técnico, e ensinar-lhe os detalhes do serviço, do que um ótimo profissional mau caráter, desagregador, egocêntrico. Vai destruir sua equipe, você vai perder tempo, e nunca terá a satisfação de haver-lhe ensinado bons modos, respeito, lealdade à empresa.

Qual o perfil de seu colaborador?
1. Não sabe
2. Quer ser treinado
3. Quer aprender
4. Quer fazer

Se estiver dentro desses quatro requisitos, ótimo. Contrate-o. De um prazo para se enquadrar em sua empresa, conhecer as pessoas, as regras escritas.

Para as não escritas, arrume sempre um padrinho, que tomará conta dele durante um mês, pelo menos. Ele ensinará tudo que não estiver escrito. Farão suas refeições juntos, conhecerão as pessoas e as querências.

Conheço empresas que contratam e jogam o coitado às feras, mostram seu lugar de trabalho e vão embora. Não há acolhimento, não o apresentam aos demais, não informam o local e horário de refeições, de trabalho, estoque, uma série de informações, inclusive e em especial o lugar dos banheiros.

Porém, se o candidato não se enquadrar em qualquer das regras 2-3-4, melhor encaminhá-lo à concorrência, para que esta quebre mais rápido.

Não perca tempo passando a mão na cabeça de gente teimosa e sem caráter, enquanto os verdadeiros fiéis ficam jogados a um canto.

Qual o melhor regulamento interno?

1. Tratar bem o cliente;
2. Ajudá-lo a resolver seu problema e em troca receber um pagamento justo;
3. Encantá-lo;
4. Surpreendê-lo;
5. Na dúvida, siga as regras um a quatro.

Atenção ao comportamento não verbal. Procure treinar e não adestrar seus colaboradores.

As pessoas percebem quando um sorriso forçado é falso.

Sempre esquecemos as palavras que a outra pessoa nos disse numa hora de discussão. Mas jamais esquecemos seus gestos agressivos, seu olhar flamejante, lábios brancos, retesados, quase babando. E isto nos assusta. E também ao cliente.

Quem é o cliente? Qualquer pessoa que esteja a sua frente.

Também percebemos quando uma pessoa que nos "atende" nos ignora fazendo suas tarefas, olhando para a tela do computador, atendendo ao telefone, não nos olhando nos olhos / testa, mascando chicletes, fumando.

E quando não presta atenção ao que falamos, olhando para os lados, afastando sua cabeça, cruzando os pés ou mãos, enroscando os pés nos pés da cadeira.

Entusiasmo.

Vem do grego. Enthus = Deus, Asmo = Peito

Quem é entusiasmado tem Deus no peito, no coração, em suas atitudes o tempo. Esse é o perfil do colaborador que procuramos.

É o menininho que concorria a um papel no teatro e ao chegar em casa, disse todo entusiasmado aos pais, preocupados:

- Que bom. Consegui o melhor papel na escola. Vou ser responsável pelos aplausos e transmitir alegria aos atores.

Já o motivado só fica por alguns instantes. Quando recebe o pagamento, o aumento, promoção, tapinha nas costas, elogio. Dali a pouco volta a reclamar.

*Gilberto Simioni é administrador e consultor hoteleiro.

Contato consultoriasimioni@yahoo.com.br
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