5 de março de 2010

Passageiros encaram transtornos para utilizar o Santos Dumont

Fonte; Jornal do Brasil
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/03/04/e040312265.asp


Passageiros encaram transtornos para utilizar o Santos Dumont
Thiago Feres, Jornal do Brasil


RIO - Considerada uma das principais portas de entrada da cidade, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, está se tornado motivo de extrema preocupação para quem precisa passar diariamente pelo local. A rotina é dramática dentro e fora do terminal. Além da já rotineira insegurança, o abandono de logradouros próximos e a cobrança abusiva de taxistas – que não respeitam o taxímetro – ajudam a manchar ainda mais a imagem da cidade que sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

Devido ao trabalho, o engenheiro Rivaldo de Silva Alves, 60, utiliza a ponte aérea três vezes por semana. Já desembarcou no Santos Dumont nas mais diversas horas do dia, inclusive durante a madruga da, mas não teve boas recordações.

– Paguei R$ 50 numa corrida de táxi do Centro até Botafogo – revolta-se. – O cara só pegou o Aterro do Flamengo, um absurdo, mas estava muito cansado e já eram 4h da madrugada. Não tive outra opção. Além disso, a segurança no terminal me preocupa muito. Os caixas eletrônicos, por exemplo, ficam expostos. Por isso, prefiro não deixar para tirar dinheiro por aqui, mas hoje não teve jeito.

O abandono da Praça Senador Salgado Filho, localizada em frente do terminal de desembarque, preocupou as produtoras gaúchas Flávia de Barros, 26, e Jaqueline Posser, 22. Elas chegaram ao Rio na tarde de quinta-feira, mas optaram por uma medida segura.

– Não vou me aventurar em tentar pegar um táxi que me cobre uma fortuna – contou Flávia. – Minha mãe mora aqui no Rio, prefiro esperar ela vir me buscar. Enquanto aguardo, fico no interior do aeroporto. Acho que estou um pouquinho mais segura.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, lamentou a situação vivida pelo Santos Dumont, que está situado no que pode ser considerado o coração da cidade, mas lembrou que a realidade se repete em outros terminais pelo país.

– Posso afirmar que 90% dos aeroportos do Brasil estão em situação parecida – contou ela. – As autoridades não estão preparadas. Ninguém aplica a seriedade necessária no caso. No Rio, por exemplo, já fiz inúmeros pedidos a Secretaria de Segurança, mas nada mudou.


Órgãos receberão ofício na próxima semana

A Defensoria Pública da União enviará na próxima segunda-feira ofícios para três órgãos – Infraero, Polícia Militar e Polícia Civil – cobrando melhorias na segurança do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. O anúncio foi feito quinta-feira pelo defensor federal André Ordacgy, que já está formulando os documentos.

Especificamente para a Infraero, o ofício pedirá o deslocamento dos caixas eletrônicos – localizados atualmente na entrada do terminal de desembarque – para um ponto mais seguro dentro do próprio aeroporto. Além disso, a Defensoria Pública também vai solicitar que o processo de licitação – para aumentar o número de vigilantes privados – seja acelerado e que câmeras de monitoramento sejam instaladas para flagrar possíveis ações criminosas, como a ocorrida no último dia 23, quando uma funcionária de uma companhia aérea foi assaltada e o bandido na fuga fez um disparo que apavorou os passageiros.

– O fato de o terminal antigo ser tombado, prejudica a instalação de portas automáticas. Isso facilita ainda mais para os meliantes, uma vez que a localização do Santos Dumont oferece uma série de rotas de fuga para os assaltantes – avaliou Ordacgy.

A expectativa da Infraero é de aumentar de 65 para 145 agentes no interior do aeroporto, o que deve ocorrer em até dois meses. Quanto às câmeras, são 74 equipamentos, porém, nenhuma delas está instalada no antigo terminal.

– A Infraero alega que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), investigando obras de expansão do aeroporto, está atrapalhando a sequência da modernização desde 2007. No entanto, nada impede que eles realizem uma nova licitação emergencial para solucionar o problema das câmeras. Segurança é prioridade – cobrou André.

Procurado pela reportagem do Jornal do Brasil, o superintendente da Infraero, Emmanueth Sá, não comentou o caso. Através da assessoria de imprensa, ele informou que esteve em reunião durante todo o dia de quinta-feira.

A Polícia Militar destacou que já realiza patrulhamento na parte externa do Santos Dumont com o 13º BPM (Praça Tiradentes) e o BP Tur (Batalhão de Polícia de Turismo). A corporação lembrou que há baseamento de viaturas e não prometeu reforço na área.


Operação para combater táxis irregulares reboca 16 veículos

Uma operação realizada pela Secretaria Municipal de Transportes no Aeroporto Santos Dumont rebocou, quinta-feira, 16 táxis e lacrou outros nove veículos. Todos os carros multados estavam descumprindo determinações previstas no Código de Trânsito e no estatuto da categoria, apresentando condições inadequadas de documentação para circular ou mau estado de conservação.

A ação foi coordenada pelo subsecretário de Fiscalização, o coronel Eduardo Frederico.

– São operações planejadas para ajudar na melhoria da imagem da cidade, por isso, estamos focando a atuação nas portas de entrada do Rio de Janeiro, como os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim, e na Rodoviária Novo Rio – frisou.

As operações da Subsecretaria de Fiscalização tiveram início na última semana, quando a pasta foi fundada, no entanto, segundo o coronel Eduardo Frederico, eles já contam com o apoio dos moradores da cidade:

– Estamos em contato com a população. Percebemos uma nítida aprovação do nosso trabalho. Nosso objetivo é deixar tudo na mais perfeita ordem já visando tanto a Copa do Mundo quanto os Jogos Olímpicos.

Na última semana, em duas operações, 25 veículos também haviam sido multados.


.23:19 - 04/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário