O Globo
PRIMEIRO CADERNO - 14/03/2010
Turismo de negócios atrairá 70 mil ao Rio este ano Feiras, fóruns, congressos e seminários técnicos ajudarão cidade a movimentar recorde de US$ 65 milhões
Bruno Rosa
Após as férias de verão e os dias de folia do carnaval, o Rio de Janeiro se prepara para receber nos próximos meses uma nova leva de turistas. Dessa vez, serão mais de 70 mil visitantes apenas para a temporada 2010 de negócios na cidade. Virão para participar de 71 eventos técnicos e científicos, como fóruns, seminários e congressos, e movimentar mais de US$ 65 milhões. Os números, garante o Rio Convention & Visitors Bureau, são recordes e já representam um avanço de 10% em relação ao ano passado.
Mas os valores tendem a ser maiores. É que o Rio de Janeiro ainda concorre como sede de 24 eventos empresariais — a maior parte acontece neste ano. Com isso, a cidade poderá atrair outros 31 mil turistas e negócios da ordem de US$ 43 milhões. Na opinião de empresários do setor, com a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, diferentes instituições internacionais começaram a procurar o Rio como base para seus eventos.
Economia do país ajudou a atrair visitantes à cidade Segundo o superintendente do Rio Convention, Paulo Senise, o maior interesse pelo Rio é reflexo também da recuperação do país após a crise global. Prova disso, continua Senise, é que muitas companhias áreas internacionais já estão planejando o aumento de rotas para a cidade dos Jogos nos próximos meses.
— Os eventos do Rio Convention respondem por apenas 15% do total de eventos que acontecem no Rio. O segmento de negócios é responsável por parte dos US$ 1,7 bilhão anuais deixados na cidade pelos visitantes, o que equivale a 40% dos movimento turístico brasileiro — aponta Senise.
Os turistas de negócios ainda gastam mais que o dobro dos que vêm apenas por lazer.
Segundo dados do Rio Convention, a pessoa que está a trabalho gasta em média US$ 240 por dia, contra US$ 98 de um visitante normal. Segundo Senise, com o crescimento do mercado, é importante investir em novas instalações e buscar mais treinamento para a mão de obra.
— Investimento é importante e essencial para o mercado continuar crescendo. O turista de negócios movimenta mais a economia, gerando mais empregos na cidade. Hoje, vejo muitas empresas no mundo inteiro criando promoções entre seus funcionários cujo prêmio é uma visita ao Rio — afirma Senise.
Com maior demanda, muitas empresas do setor já estão investindo pesado na cidade.
Um delas é a GL Events. Responsável pela gestão do Riocentro, a companhia já está de olho em outro espaço no Rio, voltado para eventos corporativos com cerca de cinco mil metros quadrados. Pretende ainda, com os Jogos de 2016, construir o Pavilhão 6 no Riocentro e um hotel no local com capacidade para até 360 apartamentos.
— Com os eventos esportivos, o maior ganho para o Rio é o da imagem. Hoje, já temos muitos pedidos de reserva. Há eventos agendados até 2018.
Mas hoje o gargalo é a hotelaria.
É difícil fazer bloqueios grandes em hotéis e isso dificulta a vinda de grandes eventos para o Rio. Por isso, estamos fazendo investimentos — afirma Arthur Repsold, presidente da GL Events do Brasil.
Para o segundo semestre deste ano, por exemplo, a ocupação já está alta. Repsold destaca que eventos ligados à indústria têm crescido muito. O Riocentro deve faturar R$ 25 milhões em 2010, alta em relação aos R$ 21 milhões de 2009. Para ele, isso é reflexo do crescimento da economia: — A área industrial é a grande novidade, mas os setores de beleza e de construção pesada também ganham força ano a ano — diz Repsold.
Congressos médicos também ocupam boa parte do calendário de eventos. Na avaliação de José Carlos Abrahão, que além de presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), preside a Federação Internacional dos Hospitais (IHF), o Rio é uma das cidades mais requisitadas por organismos internacionais ligados à saúde: — Pela primeira vez na América Latina, aconteceu o Congresso Mundial de Hospitais. O evento reuniu 150 palestrantes, de 69 países e dois mil participantes.
No embalo dos Jogos, o Rio vai sediar pela primeira vez uma feira de nutrição esportiva do Brasil. O evento, que acontece em julho no Pier Mauá, vai reunir fabricantes de equipamentos e de serviços para academias de ginásticas, aponta Ana Paula Graziano, organizadora da Rio Sports Show.
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18 de março de 2010
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