25 de fevereiro de 2010

ALFABETO FONÉTICO DA OTAN

"O Alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Embora chamados de "alfabetos fonéticos", alfabetos de soletração não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional. Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavras-chave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial. É informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na aeronáutica brasileira. " (Wikipedia)

Como no Glossário de termos já publicado, esta codificação foi adotada pelo setor de turismo a partir das companhias aéreas. É de suma importância que todos que queiram ingressar no ramo conheçam bem este código pois ele permite comunicar-se em qualquer idioma.

Abaixo tabela com os códigos correspondentes as letras do alfabeto. Notar que as palavras são em inglês para universalizar a comunicação.

























Mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_fon%C3%A9tico_da_OTAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário