5 de abril de 2010

ARTIGO: Descrição de cargo e avaliação do desempenho em compras

Hotelier News

Notícia publicada quinta-feira, 25 de março de 2010 - 15h54

Descrever um cargo significa relacionar sobre o que o colaborador faz, até o motivo porque executa. A descrição do trabalho é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.

O formato da descrição de uma função inclui o título do que esse colaborador desempenhará, o sumário das atividades a serem executadas e as principais responsabilidades do cargo. Relacionar de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades da função. Envolve-se a especificação do conteúdo de cada posição, métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.

Na rotina diária de trabalho, o comprador de um hotel realiza diversas tarefas: negociações com fornecedores, solicitação e avaliação de propostas, elaboração de pedidos, follow up, desenvolvimento de novos fornecedores e produtos, relacionamento com clientes internos, manutenção de arquivos de documentos e catálogos de fornecedores, entre outras funções.

Porém, o objetivo principal e básico de um departamento de compras de um meio de hospedagem é a aquisição de bens e/ou serviços, na qualidade desejada, no momento preciso, pelo menor custo possível.

A área de compras trabalha diretamente com o setor de controladoria, onde busca constantemente as melhores negociações para alcançar bons produtos, com o mínimo de estoque e naturalmente os menores custos possíveis para o estabelecimento. Percebe-se que os pontos mais importantes a serem focados são: tempo, custo e qualidade/quantidade.

Atualmente a avaliação de desempenho é indispensável para os hotéis, devido à obtenção e manutenção da competitividade que requer uma metodologia que avalie a contribuição das pessoas para esse resultado.

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas e do departamento, que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, metas estabelecidas, resultados alcançados e potencial de desenvolvimento.

Existem alguns fatores importantes a serem avaliados no progresso do departamento:

A área de compras como um todo:
- Custo por pedido
- Tempo de atendimento de requisições/ solicitações
- Número de fornecedores exclusivos
- Número médio de propostas por aquisição
- Compras em caráter de emergência

Os fornecedores:
- Assistência prestada pelos fornecedores
- Controle de entregas e pontualidade
- Qualidade dos materiais recebidos
- Rotatividade de pessoal de empresas terceirizadas

O desempenho econômico-financeiro do departamento:
- Desempenho econômico-financeiro propriamente dito
- Valor das aquisições
- Números de itens adquiridos
- Receita da empresa
- Ciclo financeiro

A eficiência de compras em relação à política de estocagem e administração de materiais:
- Giro dos estoques
- Recebimento de materiais excedentes
- Valor do estoque
- Requisições internas com estoque zero
- Evolução do consumo

Os Compradores:
- Avaliação técnica
- Avaliação pessoal

O resultado final da avaliação de desempenho deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades, melhorias e a elaboração de um plano de ações em relação a diversos níveis gerais, por área e individual.

*Rogério Soares é formado em Hotelaria e tem especialização em Marketing de Serviços. Atua há 12 anos na área de compras e teve experiência em empreendimentos como Sheraton Mofarrej, Crowne Plaza, Unique, rede Best Western e Tivoli Mofarrej. Com passagem por uma empresa de catering na Irlanda, é consultor especialista em implantação de hotéis de alto padrão.

Contato rogerio@hoteliernews.com.br

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