20 de abril de 2010

28 de abril, às 10h - Lançamento do Caderno de Turismo do Rio de Janeiro

O Caderno de Turismo do Rio de Janeiro mapeia atividade turística do estado e oportunidades econômicas do setor

Como converter a beleza já constatada do Rio de Janeiro em geração de renda, de empregos, e em melhor qualidade de vida para a população? O Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro responde a essa pergunta: com informação. Construída coletivamente e fruto de um amplo debate travado durante as reuniões mensais da Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, a publicação será lançada no próximo dia 28 de abril, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj). Produzido pela Assembleia Legislativa (Alerj) em conjunto com a Fecomércio-RJ e com a UERJ, o Caderno de Turismo agrega dados e quantifica o impacto da atividade turística na economia do estado.

O documento reúne dados levantados pelo Núcleo de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio-RJ – que retratam em números a realidade de cada uma das nossas 92 cidades e a sua infraestrutura no que diz respeito à atividade turística – e a proposta do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de mapear as atividades turísticas predominantes em cada uma das áreas, agrupando os municípios e classificando-os. “O objetivo é que estas informações sirvam de base para orientar as ações dos legisladores e dos gestores públicos, auxiliando na identificação das condições para o desenvolvimento do turismo e definição de ações para cada um dos 92 municípios do estado”, ressalta o presidente do Fórum e da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Estarão presentes a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, e o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes de Souza Junior, além de profissionais do setor de Turismo e secretários municipais de Turismo. Na ocasião, serão distribuídos exemplares da publicação (que poderá ser baixada também na Internet) e apresentados dados relacionados ao setor turístico do estado.

SERVIÇO:
Lançamento do Caderno de Turismo
Data: 28 de abril de 2010
Horário: 10h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº - Centro - Rio de Janeiro
Informações: 21 2588-1352 ou pelo email forumdesenvolvimentorj@alerj.rj.gov.br

Geiza Rocha
Secretária Geral
Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio
Tels: (21)2588-1352/ 2588-1176
www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br
www.twitter.com/geizarocha
www.twitter.com/forumdesenv
www.alerj.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário