27 de junho de 2010

Hotéis implantam comunicação online entre os hóspedes

Hotelier News
Notícia publicada terça-feira, 6 de abril de 2010 - 10h09

A explosão de conteúdo online gerado pelos hóspedes está levando os hoteleiros a incluir mais uma entre suas tarefas diárias, a de se envolver opiniões online, comunidades e diálogos sobre a sua propriedade. O tradicional questionário entregue no check out ou mesmo o link enviado por e-mail, utilizados para medir a satisfação dos hóspedes estão com os dias contados.

Os comentários e avaliações de qualidade agora são online e abertos a qualquer pessoa que queira acessá-los. E mais que isso, já está comprovado por pesquisas que os viajantes estão considerando as opiniões virtuais como fator vital para a decisão de suas escolhas de viagens futuras.

A Trip Advisor afirma que mais de 50% dos consumidores estão reservando os empreendimentos somente após pesquisar os comentários e experiências de outros consumidores pela internet. Esta nova era está ajudando a tranquilizar os viajantes em suas escolhas, mas para muitos hotéis essa troca de informações ainda assusta. Não necessariamente porque tenham maus comentários a respeito de sua propriedade, mas porque eles não entendem como gerir de maneira eficaz a sua reputação no conteúdo via internet.

Os hoteleiros em sua maioria ainda não tomam em conta a internet em suas estratégias ou pelo menos não a aproveitam em sua totalidade, analisando os comentários, números e interagindo com os clientes atuais e futuros.

Para entrar nessa nova era, existem empresas especializadas e ferramentas de monitoramento que podem ser contratadas para auxiliar na gestão online. Isso, porém gera investimentos muitas vezes inviáveis ou imprevistos para alguns meios de hospedagem,principalmente para os menores. Neste caso, há alternativas simples e aplicações gratuitas como Google Alerts e Minggl que ajudam em muito no monitoramento dos comentários e notícias.

Além de sua própria página devem monitorar periodicamente sites de avaliação como Google, Expedia e TripAdvisor e responder rápida e adequadamente aos comentários dos hóspedes, principalmente os negativos, de maneira a minimizar a má experiência e repercussão destes.

(Priscilla Giglio)

Serviço
www.google.com.br
www.tripadvisor.com

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