29 de abril de 2010

SEMANA DE PALESTRAS DE TURISMO - Universidade Estácio de Sá

Colaboração: Professora Cláudia Patricia Duarte


SEMANA DE PALESTRAS DE 04/05 Á 07/05

CONVIDADOS:

04/05 LEONARDO MONTEIRO – MORDOMO DO COPACABANA PALACE
TEMA: A IMPORTÂNCIA DO MORDOMO NA HOTELARIA PALACIANA

05/05 IGOR COELHO – MASTER TURISMO
TEMA: VIAGENS CORPORATIVAS

06/05 MAX MOURÃO – DIRETOR MOURÃO CONSULTORIA
TEMA: GESTÃO DE RESTAURANTES

07/05 FLÁVIA PRISTA SANTA CRUZ – DIRETORA DE CAPACITAÇÃO DO BUREAU NÁUTICO BRASILEIRO/ AGÊNCIA MOTRIX
TEMA: TURISMO NÁUTICO

HORÁRIO: 11:00H / 12:15H EXCETO: 06/05 – 10:00H/12:15H HORAS RAC: 03 HORAS

INSCRIÇÕES NO SIA E NA COORDENAÇÃO DE PROFESSORES.
CAMPUS DORIVAL CAYMMI

Armani abre hotel em Dubai e planeja outro para Milão

Fonte: Jornal O GLobo

http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2010/04/28/armani-abre-primeiro-hotel-em-dubai-planeja-outro-para-milao-916448750.asp

20 de abril de 2010

28 de abril, às 10h - Lançamento do Caderno de Turismo do Rio de Janeiro

O Caderno de Turismo do Rio de Janeiro mapeia atividade turística do estado e oportunidades econômicas do setor

Como converter a beleza já constatada do Rio de Janeiro em geração de renda, de empregos, e em melhor qualidade de vida para a população? O Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro responde a essa pergunta: com informação. Construída coletivamente e fruto de um amplo debate travado durante as reuniões mensais da Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, a publicação será lançada no próximo dia 28 de abril, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj). Produzido pela Assembleia Legislativa (Alerj) em conjunto com a Fecomércio-RJ e com a UERJ, o Caderno de Turismo agrega dados e quantifica o impacto da atividade turística na economia do estado.

O documento reúne dados levantados pelo Núcleo de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio-RJ – que retratam em números a realidade de cada uma das nossas 92 cidades e a sua infraestrutura no que diz respeito à atividade turística – e a proposta do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de mapear as atividades turísticas predominantes em cada uma das áreas, agrupando os municípios e classificando-os. “O objetivo é que estas informações sirvam de base para orientar as ações dos legisladores e dos gestores públicos, auxiliando na identificação das condições para o desenvolvimento do turismo e definição de ações para cada um dos 92 municípios do estado”, ressalta o presidente do Fórum e da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Estarão presentes a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, e o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes de Souza Junior, além de profissionais do setor de Turismo e secretários municipais de Turismo. Na ocasião, serão distribuídos exemplares da publicação (que poderá ser baixada também na Internet) e apresentados dados relacionados ao setor turístico do estado.

SERVIÇO:
Lançamento do Caderno de Turismo
Data: 28 de abril de 2010
Horário: 10h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº - Centro - Rio de Janeiro
Informações: 21 2588-1352 ou pelo email forumdesenvolvimentorj@alerj.rj.gov.br

Geiza Rocha
Secretária Geral
Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio
Tels: (21)2588-1352/ 2588-1176
www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br
www.twitter.com/geizarocha
www.twitter.com/forumdesenv
www.alerj.rj.gov.br

ABIH On Line - Edição Especial - Preparativos da Hotelaria Carioca para sediar os eventos de 2014 e 2016

A ABIH-RJ dedica esta edição especial do Informativo Online a um tema que envolve toda a cidade, os preparativos para sediarmos a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e uma série de eventos correlatos a esses dois grandes mundiais que têm início já em 2011.

Leia a reportagem na íntegra em:
http://www.riodejaneirohotel.com.br/boletim/abril10/abril_2010_1_integra.asp#hoteis

15 de abril de 2010

Resorts terão quatro ou cinco estrelas

Fonte: http://www.blogtur.com.br/resorts-terao-quatro-ou-cinco-estrelas/


Resorts terão quatro ou cinco estrelas
Publicado em 23. mar, 2010 por BlogTur

Resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Essa é a principal decisão do grupo de trabalho que reuniu governo, trade, representantes de sindicatos, associações e faculdades da Bahia, ontem e hoje (23), em Salvador (BA).

O Ministério do Turismo (MTur) está promovendo encontros nas regiões Brasileiras, para discutir matrizes de avaliação para oito segmentos de meios de hospedagem: hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama e café, pousada. O próximo encontro será no fim do mês, no Sesc Porto Cercado, a 200km de Cuiabá (MT).

Os grupos avaliam requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.

No encontro de Salvador, os grupos chamaram a atenção para a necessidade de as matrizes serem flexíveis e levarem em consideração a grande diversidade de tipos de resorts. Lembraram que, em Minas Gerais, por exemplo, haverá um resort com cinco tipos diferentes de esportes eqüestres e outro dedicado ao golfe. No Rio Grande do Sul, há resort com a temática uva e vinho.

Outra decisão tomada no encontro é que a escolha de fornecedores não deve ser um requisito mandatório, levando-se em consideração, por exemplo, distâncias entre localidades. No que diz respeito à acessibilidade, o que não estiver detalhado na lei deverá constar da matriz de infraestrutura. Na área de serviços, a qualificação de mão-de-obra é o ponto alto.

O documento final está sendo consolidado. Ficará no site do Ministério do Turismo por 20 dias para consulta pública. Os encontros prosseguem dias 30 e 31 deste mês, em Cuiabá, para Hotel Fazenda; dias 8 e 9/4, no Rio de Janeiro, para Cama & Café; dias 15 e 16/4, em Ouro Preto, para Hotel Histórico; dias 26 e 27/4, em Tibau do Sul(RN), para Pousada; dias 3 e 4/5, em Vitória (ES), para Flat e, dias 6 e 7/4, em Manaus para Hotel de Selva.

ASCOM MTUR

8 de abril de 2010

Vagas no Senac Rio para profissionais de Hotelaria e A&B

Amigos,

Estamos com vagas aqui no Senac Rio para diversas área, incluindo especialistas em turismo, gastronomia e hotelaria. Caso conheçam algum interessado, é só acessar o site WWW.rj.senac.br, trabalhe conosco.

Obrigada,

Andréa Tacoshi

Gerência de Turismo e Hotelaria

Acesse o link direto:

http://scesenac.sescrio.org.br:10202/sce_lista_processo.asp

5 de abril de 2010

Encontro que reúne hoteleiras cariocas é lançado no Rio

Eu estive presente no evento e acredito que este seja um passo importante para ampliar a participação feminina no mercado hoteleiro do Rio de Janeiro.
Patricia

Hotelier News

Notícia publicada quarta-feira, 31 de março de 2010 - 18h07

Na tarde de hoje (31) foi lançada a primeira edição do Abeona Adeona, iniciativa que reunirá mensalmente coordenadoras, gerentes e diretoras da hotelaria carioca para trocar experiências profissionais e pessoais entre si.

"O projeto surgiu pela necessidade de dividir experiências entre as mulheres com níveis gerenciais nesse segmento no Rio de Janeiro. O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) abraçou a ideia e esperamos que exista continuidade", declara Daniela Barreto, gerente geral do Golden Tulip Regente.

O evento aconteceu no Gourmet Praia, em Ipanema, e teve Chieko Aoki, presidente do grupo Blue Tree Hotels, como convidada especial para palestrar sobre a importância da mulher no mercado de trabalho.

"As características femininas, como ética, valores e espiritualidade (um hóspede não busca apenas um bom apartamento e sim uma experiência), são extremamente importantes para os negócios no século XXI. Desenvolver o potencial das mulheres e aumentar sua posição nos cargos de liderança colaborará com a construção da hotelaria cada vez melhor e sociedade mais equilibrada que reconhece os valores das pessoas", diz Chieko.

Abeona e Adeona foi escolhido como nome do evento por terem sido duas divindades da mitologia romana, encarregadas de presidir as viagens. A primeira era invocada pelos que partiam e a outra, pelos que chegavam. Em Roma, Abeona era também aquela que ensinava as crianças a andar, acompanhando e protegendo seus primeiros passos rumo ao mundo.
Já Adeona, a responsável por guardar os jovens na volta para casa e amenizar as ansiedades e medos dos pais.

Serviço http://www.sindrio.com.br/


Primeiros passos da nova classificação hoteleira

Hotelier News

Notícia publicada terça-feira, 30 de março de 2010 - 19h43

Cinco estrelas? Seis? Duas? Upscale? Middleclass? Resort? Pousada? Afinal, como definir os meios de hospedagem existentes no Brasil? A quantidade de estabelecimentos e as grandes diferenças regionais são fatores que, até hoje, dificultam a vida de quem tenta classificar e comparar os meios de hospedagem.

Com a expansão da hotelaria brasileira, o crescimento do turismo de lazer e de negócios no país, assim como a proximidade dos grandes eventos internacionais que receberemos, começa-se a discutir sobre uma nova forma de classificação para os hotéis.

Entidades representativas e os próprios hoteleiros têm opiniões variadas sobre como deverão ser essas novas matrizes, ou qual sistema funcionaria melhor como forma de indicar a qualidade de um estabelecimento. Mais importante do que uma conclusão rápida e definitiva para este assunto é que ele seja discutido por todos os envolvidos, desde os grandes hotéis e as redes internacionais até as menores pousadas litorâneas espalhadas por todo o país, às quais talvez não cheguem todas as informações sobre o tema.

O Hôtelier News colheu diferentes opiniões de quem está acompanhando as reuniões e os debates, buscando entender o que ainda pode melhorar e o que deve ser revisto neste processo de padronização de um setor que reflete a diversidade brasileira.

Por Juliana Bellegard

Desde o início do ano, vem se falando muito sobre a nova classificação hoteleira, que irá padronizar a forma de se definir a categoria de um meio de hospedagem. Em um primeiro momento, o Ministério do Turismo está se reunindo com representantes de todo o setor da hotelaria para debater quais serão os critérios para definição dos empreendimentos.

Eles serão divididos em oito categorias: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Os critérios que farão parte da matriz de cada um destes itens estão sendo discutidos em reuniões com as partes envolvidas. Os usuários também poderão opinar sobre o que foi decidido.

A cada encontro é definida uma matriz, que fica disponível no site do MTur por 20 dias após sua publicação. Já é possível acessar os PDFs com as definições para Hotel Urbano, resultado da reunião que aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Porto Alegre. Até o dia 8 de abril, o MTur receberá constribuições sobre esta matriz, que devem ser enviadas por e-mail ou via formulário no próprio site do ministério.

A necessidade de rever o sistema de classificação de nossos meios de hospedagem, para torná-los mais eficientes surge por conta do bom momento por qual o setor de turismo e, mais especificamente, a hotelaria brasileira vem passando. "As operadoras estrangeiras pedem uma padronização para a venda de pacotes. Isso será especialmente necessário por ocasião dos próximos eventos que receberemos, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016", explica Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur).

Estes dois grandes eventos esportivos são grandes motivadores para que os hotéis no país tenham uma padrão claro de distinção entre os meios de hospedagem, com referenciais que possam ser identificados também por estrangeiros. "Utilizamos o sistema de estrelas porque é o padrão internacional", diz Moesch. Durante os processos de candidatura à Copa e às Olimpíadas, ficou claro que seria preciso fazer uma adequação em nossa hotelaria.

Como vai funcionar

Uma vez definidas e consolidadas todas as matrizes para a nova classificação, o que deve acontecer no mês de maio, será o momento de colocar o projeto em prática. Ricardo Moesch explica que a classificação será voluntária, em um modelo autodeclaratório. Os hotéis, que já devem estar cadastrados no Ministério do Turismo, irão optar por uma das oito categorias de meios de hospedagem.

Acontece, então, uma vista técnica e uma auditoria para verificar se o empreendimento se encaixa em todos os critérios estabelecidos pela matriz declarada. O MTur e o Inmetro irão emitir um selo para o hotel, mostrando qual sua categoria e quantas estrelas ele recebeu. Esta primeira classificação terá a validade de três anos, e poderá ser renovada após este prazo.

E quanto aos custos? Um processo que envolve auditorias, fiscalizações e um cuidadoso processo de análise com certeza irá gerar aos participantes voluntários algum tipo de despesa ou taxa a ser paga pela manutenção das estrelas. Embora esta seja uma questão ainda a ser definida pelo MTur, que só deverá apresentar o modelo final da nova classificação durante o Salão do Turismo, é uma questão que pode ser um ponto de conflito para alguns hotéis.

Neste sentido, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), que está acompanhando as reuniões do MTur, defende que não deva ser cobrada nenhuma taxa, pelo menos para esta primeira classificação. O objetivo é que este processo seja o menos oneroso possível para os empreendimentos, até por uma questão de confiança. Para a entidade, a isenção de um primeiro pagamento fará com que todo o processo tenha mais credibilidade, sem correr o risco de ser malvisto pelos hoteleiros.

Diferentes pontos de vista

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) defende a nova classificação, pois a anterior estava inoperante. "São Paulo não tinha nenhum hotel incluso dentro da classificação antiga", explica Bruno Omori, diretor executivo da ABIH-SP. "O mercado internacional tinha dificuldade em avaliar que tipo de estabelecimento estava sendo contratado", diz.

A entidade hoteleira considerou a possibilidade de criar sua própria classificação, válida no Estado de São Paulo, mas decidiu apoiar a iniciativa do Ministério do Turismo, participando ativamente das reuniões de definição das matrizes e mantendo contato constante com o governo. A ABIH-SP também se encarregou de passar para seus associados o que está sendo feito e discutido, realizando uma série de reuniões nas quais esclarece as dúvidas dos hoteleiros.

"Vamos fazer parte do comitê que irá analisar com critérios cuidadosos o que foi indicado pelos estabelecimentos na autodeclaração. É importante a participação de quem trabalha diretamente com hotelaria, escutar quem está na ponta", comenta Omori. O executivo ainda frisa que, apesar das falhas nas outras tentativas de classificação, esta irá funcionar. "Estamos pensando em conjunto, o MTur, a ABIH-SP e outros órgãos importantes para este tipo de iniciativa, como o Inmetro e a Vigilância Sanitária", conclui.

Em contraponto, a ABIH-RJ tem um posicionamento contrário a este novo padrão. "A nova classificação não é voluntária a partir do momento que é necessário estar adaptado a ela para a concessão de financiamentos pelo BNDES e para a participação em licitações", explica Alfredo Lopes, presidente da entidade fluminense. Ele ressalta que o governo nunca conseguiu estabelecer um critério realmente eficiente para distinguir os empreendimentos.

A questão do consumidor

Um dos pontos mais importantes ressaltados por todos que opinam sobre a definição - ou não - de matrizes para os meios de hospedagem brasileiros é o consumidor. Não somente no âmbito internacional, pensando nos eventos futuros, mas principalmente para o mercado nacional. "A nova classificação é salutar. No Brasil, há necessidade disso para facilitar a escolha do consumidor", diz José Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa.

A hotelaria de um modo geral também vê uma necessidade da existência de uma classificação mais clara e confiável. Annie Morrissey, vice-presidente de Marketing e Vendas da Atlantica Hotels International, explica que a rede tem uma padronização de hospedagem. "Na Atlantica, quem determina a classificação dos empreendimentos são as bandeiras, já reconhecidas pelos clientes", explica. Para ela, a iniciativa do MTur é válida, principalmente porque existem muitos hotéis independentes e sem bandeira. "A nova classificação é um norte para os clientes na hora de fazer sua escolha", conclui a executiva.

A ABIH-RJ aponta os hóspedes como os principais julgadores dos serviços e instalações oferecidos pelos empreendimentos. "O melhor classificador é o cliente. É ele quem avalia mais corretamente os serviços que está consumindo", diz o presidente da entidade. Outro ponto a ser pensado é a diversidade do Brasil. "Um hotel urbano no Rio de Janeiro, por exemplo, não é a mesma coisa que um hotel urbano em São Paulo ou em Belo Horizonte", completa Lopes.

Ele compara a classificação de hotéis a de outros estabelecimentos, comentando que não existe, por exemplo, uma classificação para os restaurantes. Os clientes escolhem determinados locais em detrimento a outros não por suas estrelas, mas pela qualidade de seu atendimento, a comida que é servida e uma série de outros critérios estabelecidos pelo próprio consumidor.

Turismo de negócios

"Estou acompanhando com muito interesse as discussões sobre esta nova classificação, pois acredito que ela seja necessária para o mercado corporativo", comenta Gustavo Syllos, diretor de Marketing e Vendas da Slaviero Hotéis. Ele coloca um ponto de vista pouco comentado: o lado do turismo de negócios. Ao participar de um processo de bidding, principalmente internacional, as redes correm o risco de estar se comparando e competindo com hotéis muito diferentes de seu perfil.

O diretor acredita que uma classificação padrão para os meios de hospedagem é uma forma de os empreendimentos se posicionarem corretamente no mercado, e não acabar sendo vistos apenas como commodities. "Hoje há uma certa inquietude quando os hotéis participam destes processos", explica Syllos. A empresa contratante avalia os participantes com base nos documentos que recebe, muitas vezes sem conhecê-los. Havendo um padrão, e este sendo reconhecido internacionalmente, as negociações ficariam mais fáceis e até transparentes.

O executivo diz, no entanto, que tem uma posição ponderada quanto à aplicação desta nova classificação para toda a hotelaria. "Talvez o ideal fosse definir uma classificação para o turismo corporativo e outro para o lazer", sugere. Isto porque ele acredita que os próprios clientes de lazer possam fazer uma seleção dos estabelecimentos que frequentam. As matrizes sugeridas pelo MTur ainda não têm, para Syllos, critérios claros para que se faça essa classificação.

As próximas reuniões A nova classificação hoteleira ainda está no início e haverá muita discussão antes de que se estabeleça um modelo final para as oito categorias de empreendimentos. As próximas reuniões para formular as matrizes já estão agendadas. Hoje (30) e amanhã (31) acontece em Cuiabá (MT) a reunião sobre Hotel Fazenda; dias 8 e 9/4, no Rio de Janeiro (RJ) de Cama & Café; Hotel Histórico, dias 15 e 16/4 em Ouro Preto (MG); dias 26 e 27/4, em Tibau do Sul (RN) sobre Pousada; Flat, nos dias 3 e 4/5, em Vitória (ES) e Hotel de Selva, dias 6 e 7/5, em Manaus (AM).

Serviço
www.abihsp.com.br
www.abihrj.com.br
www.hotelslaviero.com.br
www.turismo.gov.br
www.visitesaopaulo.com

Estácio de Sá (RJ) tem novos cursos de extensão em hotelaria

Hotelier News

Notícia publicada terça-feira, 30 de março de 2010 - 15h19

Para o mês de abril, a Estácio de Sá lança dois novos cursos de extensão em hotelaria. Direcionados aos profissionais de turismo, administração e marketing, os cursos têm duração de três meses em um total de 12 aulas realizadas uma vez por semana, das 19h às 22h, nas unidades Dorival Caymmi, em Copacabana e Tom Jobim, na Barra da Tijuca.

O módulo Marketing e Estratégia na Hotelaria, que acontece em 6 de abril, será ministrado por Carolina Mescolin, diretora de Vendas e Marketing do JW Marriott e Christianne Lobato, representante no Brasil do Four Seasons. O curso enfocará o planejamento de estratégias de marketing de serviços na valorização da marca, lucros, vendas e distribuição. No conteúdo pragmático destacam-se técnicas de revenue management e diferenciação de produtos.

Já o curso de Gestão de Pessoas na Hotelaria, conta com Carla Mendes, que já atuou na área de RH do Copacabana Palace e Windsor Barra e Nelson Ferreira, RH da Rede Windsor. Neste módulo os participantes terão conhecimento básicos de hotelaria, administração ou gestão de recursos humanos, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades que permitem ao profissional exercer o papel de líder motivando o desempenho da equipe de trabalho.

"Um profissional que ainda não esteja no mercado hoteleiro pode se preparar para disputar as novas vagas que vão surgir com esses eventos internacionais. Muitos vão poder aliar conhecimentos prévios em outras áreas, com uma especialização em hotelaria, pois a indústria da hospitalidade demanda profissionais cada vez mais competentes e bem preparados", diz Letícia Bezerra de Mello, coordenadora do curso de Hotelaria da Estácio.

Para informações sobre os cursos acesse o endereço abaixo.

(Redação)

Serviço www.estacio.br/extensao

Rio CVB quer divulgar mais o destino para locações de filme

Hotelier News

Notícia publicada segunda-feira, 29 de março de 2010 - 14h22

O Rio Convention & Visitors Bureau intensificará em 2010 as ações para a promoção da cidade como destino turístico e de negócios, além do projeto de divulgar o destino para o segmento de locações cinematográficas.

"Estimamos aumento de demanda em 2010 em função da visibilidade alcançada como sede dos dois grandes eventos esportivos internacionais em 2014 e 2016. Pelo menos 43 importantes eventos, entre seminários e congressos, já estão garantidos para serem realizados na cidade no próximo ano", afirma Paulo Senise, superintendente do Rio C&VB.

Neste ano, a entidade estará presente em 34 eventos internacionais e 26 eventos nacionais, incluindo as edições dos eventos O Rio é de Vocês e TAM Show.

Independentemente da crise financeira internacional, o mercado de incentivo tem grande oportunidade de recuperação em função de seu importante papel para o receptivo especializado. Em 2010, a Fundação irá propor à Embratur a implementação, em conjunto com a TurisRio e a Riotur, de um programa de promoção dirigido ao mercado de viagens de incentivo.

Ainda de acordo com o plano de metas do Rio Convention para este ano o mercado corporativo, que já representa mais de 50% da ocupação hoteleira no Rio de Janeiro e moderada recuperação, deverá seguir no ritmo do crescimento das principais economias internacionais, em especial a dos EUA.

Já no mercado de lazer, eventos como o Festival de Cinema do Rio, com edições confirmadas para os próximos três anos, têm atraído cada vez mais turistas à cidade, divulgada como destino de locação cinematográfica. Por isso, é possível projetar um crescimento moderado no fluxo de turistas estrangeiros em 2010, ligeiramente superior ao de 2009, mantendo-se as premissas atuais de estabilidade política, social e econômica no Brasil, um melhor planejamento da malha aérea e a realização de campanha de marketing ao consumidor final, que vier a ser desenvolvida.

(Rhaiane Sodré)

Serviço www.rioconventionbureau.com.br

ARTIGO: Descrição de cargo e avaliação do desempenho em compras

Hotelier News

Notícia publicada quinta-feira, 25 de março de 2010 - 15h54

Descrever um cargo significa relacionar sobre o que o colaborador faz, até o motivo porque executa. A descrição do trabalho é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.

O formato da descrição de uma função inclui o título do que esse colaborador desempenhará, o sumário das atividades a serem executadas e as principais responsabilidades do cargo. Relacionar de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades da função. Envolve-se a especificação do conteúdo de cada posição, métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.

Na rotina diária de trabalho, o comprador de um hotel realiza diversas tarefas: negociações com fornecedores, solicitação e avaliação de propostas, elaboração de pedidos, follow up, desenvolvimento de novos fornecedores e produtos, relacionamento com clientes internos, manutenção de arquivos de documentos e catálogos de fornecedores, entre outras funções.

Porém, o objetivo principal e básico de um departamento de compras de um meio de hospedagem é a aquisição de bens e/ou serviços, na qualidade desejada, no momento preciso, pelo menor custo possível.

A área de compras trabalha diretamente com o setor de controladoria, onde busca constantemente as melhores negociações para alcançar bons produtos, com o mínimo de estoque e naturalmente os menores custos possíveis para o estabelecimento. Percebe-se que os pontos mais importantes a serem focados são: tempo, custo e qualidade/quantidade.

Atualmente a avaliação de desempenho é indispensável para os hotéis, devido à obtenção e manutenção da competitividade que requer uma metodologia que avalie a contribuição das pessoas para esse resultado.

A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas e do departamento, que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, metas estabelecidas, resultados alcançados e potencial de desenvolvimento.

Existem alguns fatores importantes a serem avaliados no progresso do departamento:

A área de compras como um todo:
- Custo por pedido
- Tempo de atendimento de requisições/ solicitações
- Número de fornecedores exclusivos
- Número médio de propostas por aquisição
- Compras em caráter de emergência

Os fornecedores:
- Assistência prestada pelos fornecedores
- Controle de entregas e pontualidade
- Qualidade dos materiais recebidos
- Rotatividade de pessoal de empresas terceirizadas

O desempenho econômico-financeiro do departamento:
- Desempenho econômico-financeiro propriamente dito
- Valor das aquisições
- Números de itens adquiridos
- Receita da empresa
- Ciclo financeiro

A eficiência de compras em relação à política de estocagem e administração de materiais:
- Giro dos estoques
- Recebimento de materiais excedentes
- Valor do estoque
- Requisições internas com estoque zero
- Evolução do consumo

Os Compradores:
- Avaliação técnica
- Avaliação pessoal

O resultado final da avaliação de desempenho deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades, melhorias e a elaboração de um plano de ações em relação a diversos níveis gerais, por área e individual.

*Rogério Soares é formado em Hotelaria e tem especialização em Marketing de Serviços. Atua há 12 anos na área de compras e teve experiência em empreendimentos como Sheraton Mofarrej, Crowne Plaza, Unique, rede Best Western e Tivoli Mofarrej. Com passagem por uma empresa de catering na Irlanda, é consultor especialista em implantação de hotéis de alto padrão.

Contato rogerio@hoteliernews.com.br

1 de abril de 2010

Rio em Foco - Turismo de Negócios

O Rio em Foco é o programa de televisão do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Ele vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), com reprises aos sábados às 17h e domingos às 20h.

"O turismo é uma vocação natural do Rio de Janeiro e a cada dia se consolida como importante gerador de renda e empregos para o estado. Mas, além de a cidade do Rio não contar com a infraestrutura necessária para atender à demanda atual, corre sério risco de não conseguir cumprir os acordos firmados para a realização da final da Copa e dos Jogos Olímpicos. Para falar sobre estes e outros assuntos, convidamos a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Evento (ABEOC), Rosana Bety, o presidente da GL Events Brasil e responsável pelo Riocentro, Arthur Repsold Neto, e o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Sindrio, Paulo Michel."

Assista no link abaixo as opiniões destes profissionais:

http://portal.alerj.rj.gov.br/querodiscutiromeuestado/rioemfoco/?p=213
Contribuição: André Paranhos - RCVB